Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

DEFINIÇÕES DE HIPERTEXTO


ATIVIDADE 2.3
ALUNA: Rosimeire Santos Souza

DEFINIÇÕES DE HIPERTEXTO

Segundo o professor Lindomar (2008), o termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática (...). O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas.
Já em consonância com Diego Eis (2008), hipertexto são conjuntos de elementos que muitos chamam de nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc. Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto. O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.
            Para (Beiguelman, 2003) hipertexto pode ser uma  enciclopédia como se observa em sua fala; “Uma enciclopédia é um clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes. Um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não-linear de leitura”.




REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS


BEIGUELMAN, Giselle. O livro depois do livro. São Paulo, editora Peirópolis, 2003. Link do livro on-line. Disponível em: Wikipédia  http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Acessado em: 12/11/11 as 09h30minh.


DIEGO EIS.  Sobre hipertextos, 2008 pagina de artigos, disponível em:


 PROFESSOR LINDOMAR. Hipertexto,  2008, disponível em: http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário