Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PROJETO COPA DO MUNDO DE 2014



                            
                          

           PROJETO COPA DO MUNDO DE 2014

                                        

                                     INTRODUÇÃO


EM 1950, A COPA DO MUNDO FOI REALIZADA NO BRASIL, SENDO QUE A SELEÇÃO BRASILEIRA PERDEU O TÍTULO, EM PLENO MARACANÃ, PARA A SELEÇÃO URUGUAIA (URUGUAI 2 X BRASIL 1). EM 2014, A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL SERÁ REALIZADA NOVAMENTE NO BRASIL.
O povo brasileiro é apaixonado pelo futebol, o que tornou esse esporte o mais popular do nosso país.
Em ano de Copa do mundo, essa paixão torna-se mais forte nos corações verde-amarelos. A população respira futebol, nas ruas, nas lojas, nas escolas, enfim em todos os ambientes.
Tendo em vista os pontos descritos acima, que exercem grande força sobre os adolescentes, justifica-se a aplicação do presente projeto. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre o Brasil.
O gosto pelo futebol parece ser uma das poucas unanimidades nacionais do Brasil. As diferenças sociais, políticas e econômicas, tão marcantes no dia-a-dia do país diluem-se quando a equipe verde-amarela entra em campo e entoa o hino nacional. De alguma forma, a nação brasileira somente se vê inteira durante as Copa do Mundo de Futebol. Daí, nada mais lógico do que o país acolher novamente um campeonato mundial, agora em 2014. O entusiasmo, a capacidade de mobilização que o futebol proporciona ao Brasil são potentes motores para que as várias cidades brasileiras possam vencer o desafio de sediar uma Copa. Problemas de saneamento, transportes e até de educação, entre outros, podem ser abordados de forma nova, com o apoio da ampla mobilização que somente a Copa pode trazer ao país.Para o Brasil, a Copa de 2014 é a oportunidade de o país dar um salto de modernização e apresentar não só sua capacidade de organização, como também força econômica para captar investimentos e os muitos atrativos que podem transformar o país em um dos mais importantes destinos turísticos do mundo a partir de um futuro próximo.Os números de países que já sediaram a Copa do Mundo de Futebol, comprovam que o evento pode não ser o acontecimento esportivo de maior porte do planeta, mas com certeza é o que tem maior apelo midiático e maior capacidade de gerar recursos para os setores direta e indiretamente envolvidos em sua realização. Para qualquer país onde seja realizado, o evento tem o apelo de uma vitrine capaz de mostrar a milhões de telespectadores de todos os cantos do planeta aspectos que vão muito além de estádios e disputas esportivas. Diante da oportunidade, o planejamento pautado por objetivos claros e pelas demandas locais não pode ficar em segundo plano, sob pena de a vitrine que queremos mostrar ao mundo seja transformada em uma frágil vidraça que evidencia os problemas do país e afasta tanto o turista estrangeiro como o investidor internacional que queremos atrair. Para que o saldo do evento seja positivo, muitos desafios devem ser superados e os estados e as cidades que irão sediar a Copa 2014 precisam começar a preparar-se, imediatamente. O que está em jogo não é apenas o futebol ou o "Caneco da Fifa", mas a oportunidade de o país atrair bilhões e bilhões de dólares em investimentos para seu desenvolvimento.O que interessa,de fato,é aproveitar a Copa para construir a infra estrutura que ficará no Brasil de 2022, quando o país completa o Bicentenário da Independência.







TAREFAS:

1-    Apresentação de seminário para discutir a cerca das diversas culturas dos países participantes da copa de 2014.
2-    Pesquisar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
3-    Apresentação em PowerPoint da história da copa.
4-    Identificar cada país e os dias que jogam.
5-    Respeitar e compreender o trabalho coletivo.
6-    Criar gráficos para avaliar a evolução dos times
7-    Observar e reconstruir as formas geométricas no campo
8-    Tabela com dados significativos sobre o torneio.
9-    Cálculos e situações-problemas envolvendo o tema
10- Trabalhar a letra do Hino Nacional
11-  Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos, revistas, livros;  
12- Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais e culturais do Brasil, o país-sede da Copa,  
13- Confecção de mapa-múndi com todos os países participantes da Copa.
14- Mascote da Copa, que retrata o país-sede.
15- Letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
16- A Bandeira Brasileira - As bandeiras dos países que estão sediando a Copa - As bandeiras dos demais países.
17- Confecção de painel com notícias e assuntos relacionados à Copa;
18-  Realizar jogos de futebol entre os alunos da turma;
19- Culminância das atividades realizada;
20- Construção de maquete;
                                  
                                      

                         PROCESSO:
Este trabalho será desenvolvido com alunos do quinto ao nono do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Esperança. Será realizada através de Pesquisas, Leituras, debates, Histórias matemáticas, jogos, Produção textual, músicas, apresentação de seminário e de danças, exposições em Murais e confecções de cartazes, pesquisas na Internet (Google,blogg, web),confecção de mapa conceitual, criação de webquest, Vídeos documentários, jornais, trabalhos em grupos. Com a durabilidade de dois meses no período de maio a  junho de 2014.






                                     RECURSOS

Para a realização deste trabalho utilizaremos os seguintes materiais: caderno de aprendizagem, papel cartão, cartolina, EVA, papel bobina, lápis de cor, canetinha, pincel atômico, calculadora, bolas, computador e CD programa do Word, pesquisa em sites da Internet, programa do powerpoimt. 


                                         
















                           AVALIAÇÃO




A avaliação será formativa, diagnóstica, processual e contínua. Nesse sentido, serão levado em consideração os seguintes critérios:
 Se o aluno participou ativamente das atividades propostas cooperando com o grupo, discutiu de forma seria e profunda com os colegas sobre os temas propostos; 
Trouxe informações importantes para a discussão?
As apresentações trouxeram varias contribuições para enriquecer as discussões?






    

                                 CONCLUSÃO


Pretende – se desenvolver com este trabalho a capacidade de argumentação, de concentração,memorização, motivação,coordenação e interação entre o grupo.  O mais importante, no entanto, é incentivar a pesquisa que certamente permitira aos pré – adolescentes e adolescentes participantes a utilização das TIC e de outras ferramentas de trabalho como o Word, wordart, PowerPoint e CDS como forma de aprendizagem no contexto educativo. Levando em consideração a importância de incentivar a pratica de leitura e escrita a criatividade e motivando todos a perceber que o trabalho em equipe contribui para o processo ensino aprendizagem.   

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário