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terça-feira, 22 de novembro de 2011

Trabalho Escravo contemporâneo

                                                                                        
 “ Se há escravos por natureza,
Éporque os há contra a natureza;
A força formou os primeiros,
E a covardia os perpetuou”.
(Jean- Jacques Rousseau
                                                 
Objetivos:
§  Discutir o valor do trabalho  e o seu papel na comunidade e na sociedade de maneira geral;
§  Conscientizar sobre os direitos trabalhistas;
§  Mapear  órgãos e entidades que atuam no combate ao trabalho escravo na região;
§  Estudar a migração a partir de história de vida;
§  Reforçar o conteúdo sobre o ciclo de aliciamento, as características do trabalho escravos e os direitos do trabalhador;
Conteúdo:
Trabalho Escravo contemporâneo
Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus
Série:  7ª e 8ª,   Turma:  Única,   Período:  Vespertino 
 Professoras:  Marivone, Rosimeire e Valdeci
Tempo Estimado  Quatro meses.                    
Material Necessário:
Computador com Internet, papel cartão, papel  bobina, mapa mundi, atlas, canetinha, pincel atômico, datashow,DVD, pen drive, régua, compasso, transferidor, livros de História do Brasil.
Flexibilização:
Para trabalhar com alunos com dificuldades de aprendizagem, acesse www.portaldoprofessor.mec.gov.br
Procedimentos  Metodológico:
; Elaboração de Folhetos Explicativos ;Criação de Paródia sobre o tema; Organizar e Ap        As atividades propostas terão uma duração de quatro meses ( Iniciarão no início de março e serão encerradas  no dia 17 de junho de 2012 – dia da culminância do projeto. Os alunos serão divididos em equipes de 4 componentes(cada) para desenvolverem as atividades; que certamente, os  possibilitarão aprofundarem seus conhecimentos acerca das temáticas abordadas: O Combate ao Trabalho Escravo ( O que diz a Legislação Brasileira?) O que é Trabalho Escravo Contemporâneo? Como um Trabalhador Livre se torna Escravo? Criação de Mapa Conceitual para representar o Ciclo do Trabalho Escravo; trabalhar com a webquest, hipertexto; Concurso de Cartazes Informativos; Elaboração de Programas para serem vinculados na Rádio Local; Semana do Trabalho na Escola: Debates, Palestras e Apresentações Artísticas; Feira de Cordel com o Tema Trabalho Escravo; Concurso de Poesia;Exposição de Trabalho Artísticos (desenhos, pinturas, colagem escultura,maquetes); Livro com Histórias de Pessoas que já passaram pelo Trabalho Escravo;Montagem de uma Peça de Teatro resentar uma Galeria de Figuras, Gravuras Fotos  sobre o tema;Construir Tabelas; Criação de uma Linha do Tempo de 1500 a 2012, para representar historicamente a concentração de terras nas mão dos Latifundiários de Mato Grosso; Criação e Análise de Gráfico sobre o Êxodo Rural entre 1940 a 1996; Apresentação  de seminário; A quem o Trabalhador pode denunciar? Trabalho Escravo e Desmatamento. Na tabela, irão representar a Área de MT ( como esta dividida: quantidade de propriedades latifundiárias e identificar na mesma a concentração de terras nas mão dos latifundiários, observar ainda, quem gera mais emprego? O latifundiário ou o pequeno produtor? Na segunda tabela, irão representar a diferença entre trabalho escravo colonial e contemporâneo; Funeral de um Lavrador (composição de Chico Buarque sobre o Poema “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto) Apresentação de minis textos ilustrados e interessantes com os temas acima mencionado;Serão realizados ainda Debates com palestrantes e Roda de conversa com trabalhadores que já passaram por um trabalho escravo. Os alunos Farão Pesquisa na Internet.   

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