Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

HIPERTEXTO

ATIVIDADE 2.2
ALUNA: Rosimeire Santos Souza

HIPERTEXTO

De acordo (Beiguelman,2003), hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Sendo que esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
No entanto sabe-se que o hipertexto também pode ser no formato de papel e não somente digital e que sua invenção não foi simplesmente para o uso tecnológico, como se observa em Anjos (2011, p. 22); “nesse resgate histórico, observamos que o hipertexto não teria surgido exclusivamente para o meio digital. Encontra-se também essa estrutura até mesmo nas definições de formato de referencias de leituras utilizadas nos livros”. Assim pode-se concluir que hipertexto é um texto que pode se apresentar tanto em formato digital, quanto em formato que se utiliza o suporte papel. Além disso, o hipertexto permite o leitor ou usuário a se conectar com as informações de forma que não deva exclusivamente obedecer uma linearidade.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
BEIGUELMAN, Giselle. O livro depois do livro. São Paulo, editora Peirópolis, 2003. Link do livro on-line. Disponível em: Wikipédia  http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Acessado em: 1511/11 as 19:30
ANJOS, Alexandre Martins dos. Introdução a Educação a Distanica e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, EdUFMT, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário